Estudos atestam que problemas na coluna que geram dores nas costas, em especial na lombar, afetam cerca de 75% da população adulta, sendo cada vez mais comum em adolescentes.
Vários fatores podem afetar a postura correta, sendo que a má postura está ligada a fatores musculares e a problemas emocionais que podem originar desvios a níveis posicionais ou estruturais se o indivíduo permanecer por muito tempo em posições inadequadas.
O problema posicional mais comum é o mau hábito postural, comumente observado na pessoa que fica em pé ou sentada durante longos períodos, que começa a relaxar e se encurvar, apresentando atitudes compensatórias, enquanto que o problema estrutural é resultado de anomalias congênitas, trauma ou problemas no desenvolvimento.
Nos adolescentes que estão em fase de crescimento é importante observar e identificar os desvios posturais, pois a maioria das alterações na coluna de adolescente é classificada como posicional, podendo tornar-se estrutural se os padrões não forem corrigidos.
Sabe-se que problemas na postura gerados a partir da adoção de hábitos posturais errados no cotidiano reduzem a qualidade dos movimentos e podem provocar lesões no aparelho locomotor, modificações permanentes das curvaturas fisiológicas da coluna, podem levar ao uso incorreto de outras articulações, como ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos, pés e consequentemente, podem causar dor, diminuindo assim a qualidade de vida ou até gerar casos de incapacidade.
As condições de deformidade da coluna geralmente envolvem curvatura anormal da coluna podendo ser classificadas como: Escoliose, Cifose e Lordose.
Cifose torácica: desvio da coluna torácica “para frente”, o que ocasiona a posição de “corcunda”, com o pescoço, ombros e cabeça inclinados para frente.
Escoliose: curvatura anormal da coluna vertebral para um dos lados do tronco. Os ombros e quadris ficam com um lado mais alto que o outro.
Lordose lombar: acentuação da curvatura lombar, o que deixa os glúteos mais destacados e a barriga mais saliente.
Sintomas
A deformidade da coluna nem sempre é dolorosa. A dor em pacientes com uma condição de deformidade da coluna vertebral pode surgir da compressão ou irritação dos nervos da coluna curvada, ou de discos degenerativos ou articulações degenerativas.
Além do aspecto visual, visto que as costas tendem a ficar curvadas de forma inadequada, as alterações posturais também geram sintomas como:
- Dores na coluna e em outras regiões do corpo;
- Menor mobilidade da coluna;
- Dificuldade para manter o equilíbrio;
- Encurtamento e enrijecimento dos músculos.
Diagnóstico e tratamento
Um exame físico será realizado para avaliar a curva e começar a abordar os sintomas que podem estar presentes. O meio mais comum de avaliar a deformidade da coluna vertebral é através de imagens como raios-X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
É importante descartar possíveis causas, como fraturas vertebrais, infecção ou tumores. Em pacientes com dor, a investigação diagnóstica pode incluir avaliações na compressão da raiz nervosa e dor nas articulações.
O tratamento para condições de deformidade da coluna depende do tipo de problema, idade do paciente, extensão da progressão da deformidade e gravidade da dor. A dor e o desconforto são tratados logo no início (quando houver), mas sempre dependendo dos resultados da avaliação diagnóstica feita por um profissional especializado. Sessões de fisioterapia, pilates, musculação e/ou alongamento poderão ser recomendados.
Entretanto, se houver problemas estruturais significativos, a cirurgia pode ser recomendada para realinhar a coluna ou interromper a progressão de uma deformidade mais grave.
Recomendações
A prática regular de atividade física tem sido recomendada para a prevenção e tratamento de inúmeras patologias, mas se tratando de desvios posturais, deve-se ter cuidado na escolha de exercícios ou atividades, pois a atividade de alto impacto relacionada aos esforços de compressão sobre a coluna pode levar ou agravar os problemas na região lombar. A supervisão por um profissional capacitado é de extrema importância.
A identificação precoce de desvios na coluna lombar se torna importante, pois além de possibilitar o conhecimento da história natural da deformidade, possibilita no tratamento adequado mais rápido e eficaz para o paciente.
As alterações posturais podem gerar consequências sérias para sua saúde. Procure ajuda profissional para solucionar esse problema. Somente assim é possível recuperar o seu bem-estar e qualidade de vida.
Conte sempre com a Clínica Corts!