Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Bursite: como tratar a dor?


Ao contrário do que muitos acreditam, a bursite não afeta apenas os ombros. 

Entenda o problema, os sintomas e como tratar a bursite. ⠀⠀⠀⠀⠀

A bursite é a inflamação das bursas – pequenas “bolsas” localizadas entre os ossos, músculos e tendões, constituídas por uma membrana que contém líquido sinovial – um lubrificante de aspecto viscoso. A função das bursas é proteger os tecidos ao redor das articulações, evitando o atrito entre duas estruturas (por exemplo, tendão e osso), auxiliando no movimento e protegendo proeminências ósseas, permitindo melhor deslizamento e evitando o atrito entre as estruturas. 

⠀⠀⠀⠀⠀

Com a inflamação da bursa, o corpo produz mais líquido sinovial, menos viscoso, fazendo com que a “bolsa” aumente de tamanho, causando inchaço, dor e, às vezes, vermelhidão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É comum associar a incidência de bursite nos ombros, porém a condição pode acometer cotovelos, quadril, joelhos, glúteos e calcanhar.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Causas, sintomas e fatores de risco 

Em geral, a bursite é encontrada igualmente na população masculina e feminina. No entanto, alguns tipos de bursite têm uma predileção feminina documentada, especificamente a bursite da pata anserina (na face interna do joelho) e a bursite trocantérica (na face lateral do quadril). 

 

Além disso, essas formas de bursite são mais comuns em indivíduos com excesso de peso e desvios/alterações em relação à anatomia normal. 

 

As principais causas da bursite são o envelhecimento, o uso repetitivo das articulações ou uma lesão repentina. Outras condições como artrite reumatoide, gota ou artrite psoriática também podem contribuir com o aparecimento de bursite.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Apesar de o envelhecimento ser um fator importante, a bursite no ombro, é vista com mais frequência em pessoas que praticam atividades físicas repetitivas com esta articulação, como atletas que praticam golfe e tênis, operários e trabalhadores braçais e também é frequente em pessoas que passam longos períodos em uso de computador e mouse. 

 

Os principais sintomas da articulação afetada pode: 

  • Dor ou rigidez;
  • Doer mais quando mover ou pressionar a área;
  • Incomodar para dormir;
  • Parecer inchada e vermelha.

 

Como evitar a bursite?

É possível prevenir a bursite com a prática de atividade física constante, sem sobrecarregar as articulações. 

Exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e atividades aeróbicas (como caminhadas), sob orientação de um profissional especializado. Evite atividades que incluem movimentos repetitivos de qualquer parte do corpo, estimule os músculos antes de iniciar uma atividade e não esqueça de manter o corpo sempre hidratado, beba bastante líquido ao longo do dia. 

⠀⠀

Diagnóstico e tratamento

Exames de imagem podem ser realizados. Raios-X do ombro podem ser valiosos para descartar outras causas de dor no ombro, incluindo fraturas, luxações, osteoartrite, etc, mas também para avaliar a anatomia óssea que pode ser um causador da bursite quando alterada.

Outros exames de imagem, incluindo ressonância magnética e ultrassom também podem ser úteis para observar as estruturas envolta da bursa e problemas associados.

Em casos já instalados, o tratamento pode consistir em repouso, compressas de gelo, uso de medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e extração de parte do líquido acumulado por meio de seringa. 

O tratamento com fisioterapia é fundamental, pois permite a restauração da funcionalidade articular afetada e o fortalecimento dos músculos a fim de recuperar a capacidade de movimento.

A doença responde melhor ao tratamento quando a causa é corrigida. Consulte um especialista para definir o melhor tratamento!

Que tal buscar ajuda de um médico especialista?

 

Agende uma consulta com nosso corpo clínico. A equipe médica da Clínica Corts cruza diferentes áreas médicas na Ortopedia e Traumatologia.

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!