Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Dicas de como aliviar as dores nas articulações

Aliviar as dores nas articulações
As dores nas articulações afetam milhões de pessoas em todo o mundo. 

Há muitos tipos diferentes de dor nas articulações: dor relacionada à osteoartrose, dor depois de um ferimento traumático, dor depois de uma cirurgia na articulação, dor relacionada a doenças inflamatórias das articulações, como a artrite reumatoide e a artrite psoriática, e a dor relacionada à deposição de cristais nas articulações, como a gota.

Você sabia que até a obesidade pode causar doenças nas articulações? 

Clique aqui e confira nosso artigo que listamos os problemas ortopédicos mais frequentes na obesidade. 

Dependendo do indivíduo, a dor pode ser sentida na articulação ou nos músculos ao redor da articulação. A dor pode ser difusa e constante, ou pode ocorrer em descanso ou durante o movimento, dependendo da causa. 

Qual é o tratamento recomendado?

Apesar da ampla gama de doenças e sintomas, tipos diferentes de dor nas articulações podem compartilhar mecanismos similares, manifestações e tratamentos potenciais. 

Além do sofrimento e do desconforto associados à dor nas articulações, o problema pode trazer custos financeiros, despesas médicas altas, perda de dias de trabalho, e qualidade e produtividade diminuídas no trabalho e nas suas vidas pessoais. 

Por isso, independente da intensidade da dor, o primeiro passo e o mais importante para tratar as dores nas articulações é consultar um médico especialista. Ele vai detectar a causa do desgaste e receitar o medicamento mais adequado para seus sintomas, sejam eles dores, desconfortos e/ou inflamações.

A dor nas articulações está associada à perda da função, e o tratamento deveria estar focado não apenas na dor, mas também na atividade e na função. Também é importante lembrar que existem atividades específicas recomendadas para o tratamento das doenças nas articulações, por isso o paciente deve procurar um profissional para ser corretamente orientado.

Mantenha hábitos saudáveis

Algumas medidas diárias podem ajudar a evitar as dores nas articulações. 

Ter uma dieta equilibrada e saudável, incluindo alguns alimentos que têm propriedades anti-inflamatórias e podem contribuir bastante no combate de dores crônicas e sintomas relacionados aos problemas das articulações. 

Confira abaixo alguns alimentos que podem ajudar a conter e a diminuir esses sintomas tão incômodos e aliviar as dores nas articulações:

  • Salmão, sardinha, atum, linhaça e chia:  são ricos em gordura ômega-3;
  • Alimentos ricos em vitamina E: nozes, gengibre, sementes, vegetais e folhas verdes;
  • Iogurtes e leites fermentados: por serem ricos em probióticos;
  • Suco de limão e laranja: por conterem oxidantes conhecidos como bioflavonoides do citrino, que têm efeitos anti-inflamatórios;
  • Cúrcuma ou açafrão: trata-se de um poderoso antioxidante.
  • Azeite de oliva

Mas atenção: assim como existem alimentos que ajudam no tratamento das dores nas articulações, também há aqueles que devem ser evitados para que os sintomas não piorem. Se você sofre desse mal, portanto, evite consumir:

  • Açúcar e alimentos lácteos: contêm citoquinas, que são agentes inflamatórios;
  • Trigo e farinhas refinadas:  têm um elevado índice glicêmico, o que piora as dores;
  • Carne vermelha e processada: contém substâncias conhecidas como purinas e nitritos, que agravam as dores;
  • Tomate, berinjela e pimenta: trazem solanina, que gera inflamação;
  • Café: a cafeína desencadeia processos inflamatórios pelo corpo. Opte pelo café descafeinado.

Controle do peso e prática de atividades físicas

Como o sobrepeso está diretamente ligado a hábitos alimentares deficientes e à falta de exercícios físicos, os músculos costumam ser pouco fortalecidos e tonificados. Isso acaba sobrecarregando todo o sistema de ligamentos e tendões, aumentando ainda mais a pressão. O excesso de peso aumenta a pressão sobre as articulações. 

A prática de exercícios físicos é fundamental para manter as articulações saudáveis e o equilíbrio do corpo, aumentando a mobilidade. Os exercícios fortalecem os músculos e diminuem a sobrecarga e a tensão nas articulações.

Algumas atividades oferecem baixo impacto, como bicicleta, natação, hidroginástica ou caminhada. Os exercícios funcionais, como Pilates e RPG, também são eficazes, pois alongam os músculos e estimulam a mobilização das articulações que estejam enrijecidas. Deste modo, as juntas ficam mais flexíveis e os movimentos são preservados.

Fisioterapia

A fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento das doenças relacionadas às articulações. Ela pode ser indicada todos os dias ou, pelo menos, durante três vezes por semana, conforme as queixas do paciente e seu quadro clínico.

O fisioterapeuta trabalha fortalecendo os ligamentos e tendões, aliviando, assim, as dores nas articulações. As técnicas e os tratamentos utilizados por esse profissional são diversos, e podem incluir:

  • Terapia manual:  alívio da dor com massagens e mobilizações;
  • Crioterapia:  uso de compressas de gelo ou de calor;
  • Eletroterapia: aplicação de aparelhos como ultrasons, magnetoterapia, iontoforese etc.;
  • Cinesioterapia:  fortalecimento muscular por meio de hidroterapia e exercícios de resistência feitos com pequenos pesos.

Minimize as dores durante as crises

Durante as crises de dor, pode-se recorrer a alternativas que vão aliviar momentaneamente o desconforto. 

  • Compressas de gelo aplicadas localmente;
  • Compressas de água quente;  
  • Banho quente (hidroterapia);
  • Massagens no local, com o auxílio de óleos hidratantes.

Atenção a postura

Manter uma postura adequada ajuda a evitar o surgimento de problemas nas articulações, como dores e lesões. Por isso, procure sempre se sentar com as costas alinhadas à cadeira, apoie os braços no encosto e mantenha a planta dos pés apoiada no chão.

Tenha sempre atenção aos seus movimentos para não executá-los de forma incorreta e sobrecarregar essas partes do corpo. Tome cuidado com sua postura mesmo em situações corriqueiras, como caminhar, preparar a comida, dirigir etc.

As populações que envelhecem, tipos de vida sedentários, e uma crescente propensão para a obesidade, significa que o problema da dor nas articulações tende a continuar frequente em todo o mundo.

É por isso que reunimos algumas dicas que podem fazer com que este cenário mude.

Se cada movimento que faz começa com um pequeno incômodo e o desconforto no dia a dia aumenta e esse sintoma não for tratado, pode evoluir para dores mais intensas e levar à incapacidade de fazer movimentos simples. 

Que tal buscar ajuda com um médico especialista?

Agende uma consulta com nosso corpo clínico. A equipe médica da Clínica Corts cruza diferentes áreas médicas na Ortopedia e Traumatologia.

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!