O Dia Internacional da Mulher representa e celebra a força do universo feminino, fortalece a igualdade dos direitos conquistados durante toda a história e nos faz valorizar as qualidades e conquistas de espaço e liberdade.
Muitas mulheres se dedicam à carreira profissional e tem rotinas exaustivas. E em meio a tantas tarefas, é preciso muita energia e disposição para encarar a correria diária, sendo muitas vezes esquecido, mas primordial cuidar e falar sobre a saúde e estar atento aos sinais que o corpo dá.
Independentemente da idade e período da vida, a mulher apresenta necessidades diferentes com relação a sua saúde e precisa ter cuidados essenciais. A saúde ortopédica também requer atenção e cuidado para evitar problemas no futuro. Alguns motivos, de fato, contribuem com a maior incidência de dores no sexo feminino, como por exemplo:
⠀⠀⠀⠀⠀
- A dupla jornada que muitas mulheres enfrentam, causando uma maior carga de esforço ao realizar seus trabalhos, cuidar dos filhos e das tarefas domésticas;
- Excesso de peso na bolsa e sobrecarregar o ombro;
- Uso de sapato de salto alto com frequência;
- Gestação, uma vez que o centro de gravidade do corpo é alterado;
- Tabagismo, que vem aumentando entre as mulheres;
Separamos abaixo, as principais doenças ortopédicas que acometem as mulheres de todas as idades:
- Doenças relacionadas ao sedentarismo, como dores lombares, sobrecarga funcional ou vícios de postura;
- Tendinites dos punhos e ombros, ocasionada pela lesão ou inflamação do tendão;
- Fibromialgia, que apresenta dor generalizada, fadiga, dificuldades cognitivas, perda de memória, dores nas mãos e nos pés, insônia e até mesmo quadros depressivos;
- Condromalácia: patologia do joelho, cujo eixo das pernas apresenta um desvio conhecido como joelho valgo, joelho em X ou para dentro.
Durante a gestação, é comum o aparecimento de patologias como:
- Lombalgias mecânicas, decorrentes das alterações hormonais;
- Tenossinovite De Quervain, é uma inflamação que afeta os tendões do punho que se dirigem para o polegar, nomeadamente os tendões;
Nas mulheres mais maduras, principalmente após a menopausa, as doenças mais comuns são:
- Artrose dos joelhos, dos quadris e da base do polegar. A artrose, também é conhecida como osteoartrose e osteoartrite, e ocorre por degeneração das cartilagens das articulações, que “amortecem” o movimento dos ossos.
- Dedo em gatilho (tenossinovite estenosante dos flexores) é quando ocorre a dificuldade de flexão ou travamento do movimento dos dedos;
- Escoliose degenerativa: causada por uma curvatura e enfraquecimento anormal nos ossos da coluna, ombros e quadril.
- Síndrome do túnel do carpo, resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, provocando dormência, formigamento e é causada principalmente por lesões relacionadas a esforço repetitivo;
- Reumatismo, um conjunto de diferentes patologias que acometem o sistema músculo-esquelético (cartilagens, músculos, tendões e ligamentos);
- Osteoporose é uma doença caracterizada por perda gradual de massa óssea, que enfraquece os ossos, tornando-os mais frágeis e suscetíveis às fraturas de quadris.
Na pré e pós-menopausa, é aconselhável que as mulheres procurem um especialista, para diagnóstico e tratamento para osteoporose.
Dicas para uma boa saúde dos ossos e articulações
É muito importante ter o hábito de incluir atividade física na rotina desde a juventude associando sempre a uma dieta balanceada, rica em cálcio, além da exposição ao sol, sempre se protegendo e garantindo a saúde dos ossos e articulações.
Nunca é tarde para começar e garantir um envelhecimento mais saudável. A prática de exercícios não tem idade!
A redução do consumo de álcool e tabaco e o controle do próprio peso também são fatores de prevenção. Realizar exames preventivos periodicamente e fortalecer esse cenário para que cada vez mais mulheres se tornem conscientes sobre a própria saúde, identificando precocemente os maus hábitos e descobrindo os caminhos para bem-estar e manter-se atenta para a prevenção de doenças.
À todas as meninas, senhoras, mães, esposas, empreendedoras, vencedoras, donas de casa, trabalhadoras, amigas, vida longa e saudável. Feliz Dia da Mulher, cuidem-se!
Aproveite este dia especial, e envie este texto para uma amiga e grande mulher que você admira.
Em casos de dores nas articulações, traumas, outros sintomas, procure um ortopedista. Conte sempre com a Corts!