Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Escoliose: o que é?

 

As doenças relacionadas com a coluna vertebral têm aumentado significativamente na população geral em decorrência de vários fatores, dentre eles, as mudanças importantes no comportamento, como sedentarismo e maus hábitos posturais. 

A coluna, além de sustentação, oferece a flexibilidade necessária à movimentação do tronco, possuindo um papel importante na postura, locomoção e equilíbrio. O seu eixo ósseo ainda serve como proteção à medula espinhal e raízes nervosas. Ela é responsável pela interligação mecânica entre os segmentos e, quase todos os movimentos executados no dia-a-dia, envolvem uma coordenação sinérgica entre os membros da coluna. Dessa forma, o funcionamento da coluna está diretamente relacionado com a qualidade de vida. 

A deformidade dessa estrutura, pode ser um obstáculo para a estabilidade do controle postural, já que pode interferir diretamente no alinhamento ósseo, na sincronização muscular e no centro de massa do corpo humano. 

A escoliose é uma patologia de deformidade da coluna vertebral caracterizada por uma alteração da curvatura fisiológica da coluna quando apresenta um uma angulação maior a 10º. 

 

A figura mostra a gradação em uma escoliose dupla

A figura mostra a gradação em uma escoliose dupla.

 

O grau de escoliose é medido traçando-se uma linha entre a vértebra escoliótica mais baixa e a mais alta da curva e medindo a angulação entre elas. 

A palavra escoliose é originária da palavra grega que significa curvatura e está entre nós desde que o homem assumiu a postura ereta. 

A curvatura pode localizar-se na parte inferior da coluna (escoliose lombar), na parte média da coluna (escoliose torácica) ou ir desde a parte inferior à superior (escoliose toracolombar). Em alguns casos há uma curvatura que é normalmente adquirida como forma de compensação, e faz com que o conjunto apresente uma forma de S.

Causas

Há muitas causas para a escoliose, e para o seu devido diagnóstico, deve sempre contar com a avaliação do médico ortopedista. 

A Escoliose pode ocorrer em razão do processo degenerativo da coluna, como progressão de uma escoliose pré-existente da infância/adolescência (escoliose idiopática do adulto ou de forma secundária a doenças sistêmicas e cirurgias prévias da coluna.


Sintomas

Os principais sintomas da escoliose incluem aumento da inclinação da coluna, dor nas costas, contraturas e quando a parte final da coluna é afetada, pode haver sintomas de comprometimento do nervo ciático como dor que irradia para pernas, sensação de queimação ou formigamento nos glúteos ou pernas. 

Quando afeta a parte do meio da coluna, pode comprometer a respiração, porque o pulmão pode ter mais dificuldade para expandir e se encher de ar.

 

Diagnóstico e tratamento
A Escoliose é um termo descritivo e não um diagnóstico. E quando não tratada poderá evoluir e causar muita dor nas costas, no pescoço e no final da coluna, além de contraturas musculares. 

Quando a inclinação é grande pode haver outras complicações como hérnia de disco, espondilolistese, pressionando estruturas importantes da coluna e também pode haver falta de ar porque o pulmão não consegue se expandir o suficiente.

O diagnóstico consiste em uma avaliação detalhada, incluindo os antecedentes pré-natais, o parto e neonatais, histórico familiar, etapas do desenvolvimento psicomotor, verificação de possíveis alterações cutâneas, deformidades torácicas, genitais, das mãos e pés e exame neurológico. Exames complementares e de imagem também são requeridos, bem como radiografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada etc.

É importante também o reconhecimento de anomalias congênitas associadas ( intra-espinhais, cardiovasculares entre outras). 

As principais formas de tratamento que podem ser utilizadas para a escoliose são: 

Fisioterapia

A fisioterapia com exercícios e aparelhos de eletroestimulação é indicada para pessoas com 10 à 35 graus de escoliose.

Na fisioterapia podem ser realizados diversos exercícios com o objetivo de realinhar a coluna e para isso deve-se saber qual é o lado da escoliose para que o lado que está mais encurtado, seja alongado e para que o lado que está mais alongado possa ser fortalecido. No entanto, os dois lados do tronco devem ser trabalhados ao mesmo tempo.

RPG (Reeducação Postural Global)
Outra técnica eficaz para a escoliose são os exercícios de correção postural através do RPG, que é a Reeducação Postural Global. Esta técnica utiliza várias posturas e exercícios que visam realinhar a coluna trazendo grandes benefícios para a diminuição da escoliose e das dores nas costas. 

Pilates 

Também são indicados exercícios de Isostretching e Pilates Clínico a fim de fortalecer e aliviar as dores.

Colete ortopédico

O uso do colete ortopédico é indicado quando a escoliose tem entre 20 e 40 graus. Nesse caso, o colete deve ser usado durante todo o tempo e ser retirado somente para tomar banho e para fazer fisioterapia.

Geralmente o colete é colocado em crianças com mais de 4 anos de idade ou adolescentes e pode ser necessário passar anos com ele para que a curvatura da coluna seja normalizada. Vai depender de como o corpo responderá ao tratamento. 

Cirurgia

A cirurgia é indicada em alguns casos, como por exemplo, quando há mais de 30 graus de escoliose em jovens e 50 graus em adultos. Recomenda-se que antes e depois da cirurgia faça sessões de fisioterapia para melhorar os movimentos, aumentar amplitude, elasticidade, e combater a dor nas costas.

 

Lembramos que cada caso é específico para cada paciente. Recorra a um profissional qualificado para avaliar o seu caso.

O diagnóstico precoce e o seguimento clínico, são a chave para evitar a progressão da escoliose e o aparecimento de complicações. Por isso é sempre importante ser acompanhado por profissionais especializados.

Conte sempre com a Clínica Corts!

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!