Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Gota

A gota (ou chamada artrite gotosa) é uma forma comum, e muito dolorosa, de artrite inflamatória (inflamação das articulações), causada pela formação e deposição de cristais de urato no liquido sinovial que banha as articulações e se depositam em várias regiões do corpo.

Esta condição esta associada a níveis elevados de ácido úrico no sangue. Quando esses níveis são altos, existe a chamada hiperuricemia, condição causada pela dificuldade do rim em excretar urato ou pela produção exagerada dessa substância.

A hiperuricemia é condição necessária para a instalação da gota, mas não suficiente. O risco é mais alto entre aqueles que fazem uso de determinados medicamentos: diuréticos, aspirina em baixas doses (< 1 grama/dia) ou ciclosporina para evitar rejeição de transplante.

Os principais fatores que favorecem o aparecimento de hiperuricemia e gota são:

  • Obesidade;
  • Síndrome metabólica;
  • Insuficiência renal;
  • Hipertensão arterial;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Transplante de órgão;
  • Algumas condições genéticas que interferem com o metabolismo dos uratos.

Diabetes reduz o risco porque os níveis mais altos de glicose na circulação colaboram para aumentar a excreção de ácido úrico.

Pessoas que ingerem muita carne vermelha e frutos do mar, bebidas alcoólicas (principalmente cerveja e destilados), refrigerantes e frutose tem um risco mais elevado. Já o risco é mais baixo nos que consomem leite e derivados, café e vitamina C (que ajuda a baixar os níveis de urato).

Sintomas

A gota é uma doença implacável que não tem cura, mas tem controle e as crises dolorosas podem ser evitadas desde que a pessoa não descuide do tratamento.

As dores articulares são o principal sintoma dessa enfermidade cujas crises, em geral, se agravam à noite e acometem mais as extremidades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os principais sintomas da gota são o inchaço, a vermelhidão e dor ao movimentar a articulação afetada. A dor pode ser tão intensa a ponto de acordar a pessoa durante a noite e até mesmo não conseguir tolerar o contato da área atingida com o cobertor, por exemplo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Qualquer articulação pode ser afetada, entretanto as mais comuns são nos membros inferiores, especialmente o dedão do pé e joelhos. A gota é considerada uma monoartrite, ou seja, apenas uma articulação é atingida em cada episódio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O quadro de gota é autolimitado. A crise dura alguns dias e desaparece de forma espontânea. Porém, sem um tratamento adequado, as crises de gota podem tornar-se mais frequentes e intensas, a dor pode durar de quatro dias a duas semanas e até mesmo atingir mais de uma articulação a cada episódio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito de acordo com a história clínica do paciente, exame físico e exames complementares, como radiografias e dosagem de ácido úrico no sangue e na urina.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tratamento é abordado em duas fases, sendo a primeira o manejo da crise, e a segunda a terapia a longo prazo. O médico poderá receitar anti-inflamatórios para alívio da dor e inflamação, além de medicamentos para controlar os níveis de ácido úrico no sangue.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outro ponto importante para o tratamento é cuidar dos hábitos alimentares, uma vez que determinados alimentos aumentam os níveis de ácido úrico no sangue e sempre monitorar a pressão arterial.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com tratamento adequado, é possível viver com mais qualidade de vida e menos dor, por isso, conte sempre com a Clínica Corts!

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

2 respostas

  1. MINHA GOA CHEGOU NUM PONTO INSUPORTAVEL DE DOR NOS 2 PÉS. NÃO CONSIGO PISAR NO CHÃO. NESTE CASO QUAL MEDICAMENTO ME ALIVIARIA A DOR

    1. Olá Dorival, muito obrigado por nos escrever. O ideal é ter uma avalição médica para poder avaliar os seus sintomas e realizar exames. Quanto mais rápido for em busca de diagnóstico, mais rápido será o tratamento e ficará livre da dor. Esperamos que fique tudo bem logo! Grande abraço de toda a equipe da Clínica Corts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!