Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Joanete tem cura?


Joanete tem cura?

Você sabia que cerca de 30% da população tem joanete?

O joanete habitualmente vem associado com uma deformidade desse dedo, o hálux valgo, patologia que pode propiciar a degeneração da articulação do primeiro dedo do pé, fazendo com que ele se deforme.

O hálux valgo é uma deformidade óssea frequente, especialmente em mulheres. O calçado não é causa direta mas influencia a evolução da doença.

Os fatores que mais contribuem para o surgimento desta alteração são:

  • Doenças degenerativas como artrite reumatóide e gota;
  • Hereditariedade: pé plano, herança familiar, frouxidão ligamentar familiar
  • Alterações neurológicas: derrame, paralisia cerebral, trauma de coluna medular 
  • O uso excessivo de calçados de salto alto e bico fino.

O calçado pode ter um papel importante na evolução do joanete, embora ainda não esteja provado que seja uma causa direta. Assume-se que o calçado muito apertado na parte da frente do pé poderá fazer com que alterações ósseas já existentes evoluam mais rapidamente para joanete.

Com a evolução da deformidade articular, ocorre inflamação, com evolução para artrose, e com agravamento progressivo das queixas.

Sintomas

O paciente pode ter uma proeminência óssea na base do primeiro dedo do pé, sentir dor e dificuldade em caminhar. 

A deformação do dedão do pé cria forte projeção interna, que na fase crônica fica inflamada (vermelhidão, inchaço) e é preenchido com o líquido (inflamação da articulação).

A dor pode ser intensa, e tipicamente vai piorando com a evolução da doença, podendo condicionar dificuldades na marcha e um grande impacto na qualidade de vida.

Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta os sintomas de cada paciente e a avaliação clínica das estruturas ósseas do pé comprometidas pelo joanete. Exames de raios X costumam ser úteis para determinar a gravidade da lesão e orientar a escolha do tratamento.

Tratamento

O tratamento inicial do joanete tem o objetivo de aliviar os sintomas. A cirurgia é indicada apenas em casos mais graves, quando há dores intensas ou dificuldade em andar. A seguir, alguns tipos de tratamento que podem ser indicados pelo ortopedista:

  • Alteração do calçado: largo e confortável, sem saltos ou saltos baixos;
  • Palmilhas ortopédicas para amortecimento e correção da postura;
  • Aplicar gelo após atividade física, para diminuir a inflamação;
  • Analgésicos e anti-inflamatórios: a deformidade óssea leva a traumatismos locais frequentes, sobretudo pelo calçado, criando reações inflamatórias crónicas na articulação, que provocam dor e inchaço;
  • Mobilizar a articulação frequentemente (exercícios de alongamento) – para ajudar a articulação a se mover melhor.

Sempre que sentir dor, desconforto ou limitação nos movimentos, não hesite e procure ajuda médica. A equipe médica da Clínica Corts cruza diferentes áreas médicas na Ortopedia e Traumatologia. 

Agende já sua consulta!

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!