Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Meralgia parestésica: saiba o que é e seus sintomas

 

Você já sentiu algum formigamento ou dormência na coxa?

Fique atento! Pode ser meralgia parestésica.

Meralgia parestésica é uma condição caracterizada por formigamento, dormência e dor em queimação na parte externa da coxa. É causada pela compressão do nervo cutâneo femoral lateral que fornece sensação à pele da coxa. 

 

Fatores de risco 

A compressão pode ser causada por vários motivos, incluindo obesidade, roupas apertadas, gravidez, cirurgia de quadril e diabetes. O tratamento geralmente envolve aliviar a pressão sobre o nervo, fisioterapia, medicação para dor e mudanças no estilo de vida. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária.

 

Sintomas da meralgia parestésica

Os sintomas da meralgia parestésica incluem:

  • Formigamento ou dormência na parte externa da coxa;
  • Dor na parte externa da coxa;
  • Sensação de queimação na coxa;
  • Fraqueza muscular na coxa.

Estes sintomas podem ser leves ou graves e podem ser agravados por atividades como andar, sentar por períodos prolongados ou usar roupas apertadas. É importante procurar um médico se os sintomas persistirem ou piorarem, pois o tratamento preciso é importante para evitar complicações a longo prazo.

 

Qual o diagnóstico da meralgia parestésica?

 

O diagnóstico da meralgia parestésica é feito com base nos sintomas relatados pelo paciente, em exames físicos e em testes como o exame de ressonância magnética ou o teste de estimulação nervosa.

É importante descartar outras condições que possam causar sintomas semelhantes antes de fazer o diagnóstico definitivo de meralgia parestésica. 

 

Tratamento da meralgia parestésica

O tratamento será determinado de acordo com a gravidade dos sintomas e a causa subjacente da compressão do nervo. É importante seguir as recomendações do médico e continuar o tratamento até a completa recuperação.

 

O tratamento da meralgia parestésica pode incluir:

  • Alívio da pressão sobre o nervo: isso pode incluir mudanças no estilo de vida, como evitar roupas apertadas e perder peso, se necessário.
  • Fisioterapia: os exercícios físicos podem ajudar a aliviar a dor e a fortalecer os músculos da coxa.
  • Medicação: medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos podem ajudar a aliviar a dor.
  • Terapia de bloqueio nervoso: injeções de anestésicos locais e/ou corticosteróides podem ser administrados para aliviar a dor e o inchaço na área afetada.
  • Cirurgia: em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para liberar o nervo comprimido.

 

Que tal buscar ajuda com um médico especialista?

 

Agende uma consulta com nosso corpo clínico. A equipe médica da Clínica Corts cruza diferentes áreas médicas na Ortopedia e Traumatologia.

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

12 respostas

  1. Gostaria do endereço desse lugar em Sorocaba vou deixar meu telefone para contato 19 989071084Meu Whatsapp e telefone estou com esses sintomas na coxa esquerda

    1. Olá Viviane! Obrigada pela sua mensagem.
      Nós estamos localizados na Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145 – Sorocaba.
      Será um prazer ter você em nossa clínica. Para agendamentos, basta clicar no ícone do WhatsApp e você será redirecionada ao atendimento. Obrigada e até breve!

  2. O que sinto não é exatamente dor,mas uma espécie de aquecimento,de queimação. E só sinto na coxa direita,logo abaixo da nádega. Não chega a me incomodar,mas mesmo assim me preocupa. Sou de Juiz de Fora-MG.

    1. Muito obrigada por nos escrever. O ideal é ter uma avalição médica para poder avaliar os seus sintomas e realizar exames. Quanto mais rápido for em busca de diagnóstico, mais rápido será o tratamento e ficará livre da dor. Esperamos que fique tudo bem logo! Grande abraço de toda a equipe da Clínica Corts.

    1. Olá, Petrônio. Os médicos ortopedistas e fisiatras podem diagnosticar e indicar o melhor tratamento de acordo com cada caso. Havendo a necessidade, o médico pode ainda incluir outros especialistas para o tratamento e avaliação. Ficamos a disposição!

  3. Tenho sentido dormência, queimação e dores tipo fisgada na parte de fora da coxa esquerda. Me afeta mais quando estou deitada, durante o dia sinto bastante coceira nessa região. Pode ser meralgia parestesia então? Qual médico especialista devo procurar por primeiro?

    1. Olá Angélica

      Obrigado por compartilhar suas preocupações. Os sintomas que você descreveu, como dormência, queimação, dores tipo fisgada na parte externa da coxa e coceira, podem estar relacionados à meralgia parestésica, entretanto para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado, é importante consultar um especialista. Estamos à disposição para atendê-la. Agende uma consulta conosco através do nosso site ou pelo telefone (15) 3519-4480.

  4. Ao pisar no chão sinto dor na coxa lado direito, dificuldade para levantar e andar. Está fazendo um mês q estou assim. E não sinto melhora. Qdo estou tem repouso não sinto dor, somente ao levantar dor muito e dificuldade para andar. O q eu faço?

    1. Olá Filomena. Com base nos sintomas descritos, parece que você pode estar lidando com uma condição que afeta a região da coxa. É importante procurar um ortopedista para um diagnóstico preciso, já que seu problema persiste há um mês e não apresenta melhora. Estamos à disposição para ajudar, agende uma consulta pelo nosso site ou pelo telefone.

      Desejamos melhoras!

  5. Tenho dor na parte exterior da coxa , parece dor de hematoma, e sinto a pegada na pele diferente, as vezes acho que está dormindo essa região e olhando parece que tenho diferença entre os lados da coxa, pois o lado que dói parece ter um afundamento e o outro lado é redondinho….o que pode se

    1. Olá Gislaine!

      Obrigado por compartilhar seus sintomas. A dor na parte exterior da coxa, associada a uma sensação de dormência e diferença na aparência entre os lados, pode estar relacionada a várias condições. A Meralgia Parestésica é uma possibilidade, mas é importante considerar outros aspectos também. Recomendamos uma avaliação clínica detalhada que vai te ajudar com o diagnóstico.

      Estamos à disposição para ajudar com qualquer dúvida adicional e para tratar do seu caso, marque uma consulta através do nosso site!
      Estimamos sua melhora.

      Equipe Corts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!