Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Ombro do nadador


A natação é um esporte popular, especialmente entre crianças e adolescentes e exige movimentos repetitivos com grande demanda do ombro.

Cerca de 90% dos nadadores queixam-se de problemas no ombro, sendo o “ombro do nadador” uma das lesões mais diagnosticadas. 

Na natação, as lesões podem ocorrer devido ao uso excessivo das articulações (especialmente ombro, joelho, tornozelo e cotovelo) e também ao aumento súbito da velocidade, sobrecarga de treinos, repetição de movimentos, fraqueza muscular.

Entre os atletas de natação é comum que as lesões em ombro causem uma dor importante, podendo até causar um comprometimento negativo do período de treino, e como consequência acarreta em uma menor frequência de treinos.

A Síndrome do Choque do Manguito é popularmente chamada de “ombro do nadador” uma vez que essa lesão é comum de ocorrer em nadadores, embora não seja exclusiva destes.

O conjunto de músculos que estabilizam permitem a movimentação da articulação do ombro e é chamado de manguito rotador. 

 

Com a realização de movimentos repetitivos que causem fadiga muscular ou feitos com técnica inadequada, lesões como tendinites, bursite e subluxação podem ocorrer, além da síndrome do “ombro do nadador”.

Causas e sintomas

A natação requer vários movimentos alternados do ombro, sendo realizados movimentos de circundução no sentido horário e anti-horário, com vários graus de rotação interna e externa, além de protração e retração escapular.

Geralmente causada por persistência de técnicas incorretas, treino excessivo, também conhecido como overtraining, aumentos repentinos de volume ou intensidade de treino podem também precipitar esta patologia, com a musculatura do manguito rotador sofrendo micro lesões de repetição mais rapidamente do que os músculos da propulsão, tornando então a articulação do ombro instável.⠀

Um desequilíbrio de força e flexibilidade (alteração mecânica) dos músculos é outra causa comum e também um alongamento excessivo.


Aproveite e confira aqui nosso artigo completo e saiba se não está exagerando nas atividades físicas.⠀

A maioria das condições músculo-esqueléticas podem ser devidas a macrotraumas e microtraumas, inicialmente. Uma doença com início súbito que ocorre devido a um incidente específico é geralmente referido como macrotrauma, resultado de forças externas, e os pacientes geralmente apresentam lesões associadas como perda de movimento, força e propriocepção.

O ombro do nadador é uma condição com um início gradual devido à atividade repetitiva, podendo ser classificada como microtrauma. Ao contrário de traumas maiores, a etiologia do microtrauma é multifatorial, podendo ocorrer devido a fatores internos ou externos.

O sintoma mais comum de um ombro doloroso ou ombro instável em um nadador é uma mudança no padrão da braçada durante a prática esportiva e o desempenho reduzido, junto com a dor. 

Falhas e fraquezas dos tendões dos músculos que compõem o manguito rotador impedem a função adequada dos movimentos, e em nadadores com dor, geralmente não se levanta o cotovelo com altura suficiente na recuperação, com a mão do lado afetado entrando precocemente na água.

Tratamentos e diagnóstico

Para o diagnóstico do quadro é necessário consultar um médico ortopedista para avaliar de forma precisa quais músculos e tendões foram afetados, assim como o estágio da lesão. O médico ortopedista poderá solicitar uma ressonância magnética ou ultrassonografia dos ombros, para melhor avaliação tecidual dos músculos e tendões.

O tratamento consiste em reduzir a inflamação do local aplicando gelo e por meio de medicamentos anti-inflamatórios indicados pelo médico.

Repouso total também pode ser recomendado seguido de acompanhamento fisioterápico com exercícios de reabilitação e fortalecimento muscular.

Se deseja iniciar uma prática esportiva ou uma análise de seu quadro, conte com a CORTS. 

e não esqueça: quanto mais cedo uma lesão é percebida e tratada maiores são as chances de recuperação. 

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!