Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Os ossos e a Vitamina B12

Vitamina B12 e os ossos

De acordo com estudos recentes, a deficiência de vitamina B12 afeta negativamente o desenvolvimento e a manutenção da massa óssea.

A deficiência de vitamina B12 pode implicar no surgimento precoce da osteoporose, na baixa qualidade óssea e em risco aumentado de quedas e fraturas.

Isso acontece porque a vitamina B12 age como cofator para duas enzimas fundamentais no controle dos processos metabólicos requeridos pelo crescimento celular. O déficit prolongado dessa vitamina diminui a densidade óssea.

Os nutrientes que o nosso corpo precisa para o bom funcionamento vêm dos alimentos que integram a nossa dieta, além disso, somos incapazes de produzi-lo e também não conseguimos armazená-lo por muito tempo.

É por isso que manter uma alimentação equilibrada e o consumo de vitamina B12 de forma regular são indicados para não ter a saúde prejudicada. E pode ser o caso da falta de vitamina B12.

Veja abaixo alguns alimentos que podem estar em falta na sua dieta.

Alimentos ricos em vitamina B12:

  • Ovos;
  • Carne vermelha;
  • Carne de aves;
  • Peixes (Sardinha, atum, salmão);
  • Laticínios;
  • Marisco;
  • Cereais;
  • Bebidas vegetais;
  • Pão

Fique atento! Osteoporose e deficiência de vitamina B12 são condições de prevalência crescente com o envelhecimento.

A osteoporose é um transtorno esquelético caracterizado por comprometimento da resistência óssea, predispondo o indivíduo a maior risco de fraturas, especialmente de quadril, pulso e coluna vertebral

A deficiência de vitamina B12, comum entre os idosos, pode levar a complicações neurológicas caracterizadas por parestesia (frio, calor, formigamento, agulhadas, adormecimento, pressão etc.), perda da propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão ) e redução do sentido de vibração nos membros inferiores, condições que podem aumentar a propensão para quedas.

 

Além disso, muitos fatores de risco estão associados a fraturas de osteoporose, inclusive baixa massa óssea, fatores hormonais, doenças crônicas, uso de drogas, tabagismo, pouca atividade física, baixa ingestão de cálcio e vitamina D, baixa estatura e história pessoal ou familiar de fratura.

Existem alguns grupos com um risco superior de sofrer com a falta de vitamina B12, tais como:

  • Idosos;
  • Diabéticos;
  • Crianças;
  • Quem segue uma dieta vegetariana ou vegana
  • Pessoas com doença de Crohn e doença celíaca
  • Mulheres em período de amamentação
  • Pessoas que ingerem elevadas quantidades de álcool

 

Como saber se tenho falta de vitamina e como tratar?

A maior parte das pessoas consegue obter através da sua alimentação as quantidades necessárias de vitamina B12 para que o seu organismo funcione corretamente.

Para se certificar que esta tudo bem e os níveis de vitamina B12 estejam dentro da normalidade, estes podem ser avaliados através dos exames de sangue.

Quando o paciente não consegue manter os níveis recomendados, o médico poderá prescrever suplementos alimentares e também uma dieta específica, afim de melhorar os níveis, e por consequência, ter uma vida equilibrada e o organismo em bom funcionamento.

E em caso de pacientes com fraturas ou fatores de risco devem passar por uma avaliação densitométrica e laboratorial para osteoporose.

Tanto a osteoporose como a deficiência de Vitamina B12 podem passar despercebidas durante vários anos e que possivelmente suas consequências clínicas serão irreversíveis, por isso, sempre dizemos que a prevenção é o melhor remédio.

 

 

A associação entre níveis de vitamina B12, baixa massa óssea e risco aumentado de fraturas são fatores que não devem ser ignorados, mas sim tratados com um especialista.

Identificar e tratar o mais cedo possível poderá diminuir a morbidade e o paciente poderá ter uma melhora na qualidade de vida.

 

Agende uma consulta com nosso corpo clínico especializado!

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

2 respostas

  1. Quebrei a clavícula, e já tou com 2 meses, e tou fazendo fisioterapia, não operei, fiz tratamento conservador,,posso tomar vitamina b12,,

    1. Olá Francisco! Muito obrigada por nos escrever. O ideal é ter uma avalição médica do seu nível atual de vitamina, para verificar a necessidade de suplementar, pois vitamina em excesso também é prejudicial.Esperamos que fique tudo bem logo! Grande abraço de toda a equipe da Clínica Corts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!