Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Osteoartrite da mão

Osteoartrite da mão

A osteoartrite popularmente conhecida como artrose é o motivo mais comum de queixa e de busca por assistência médica em razão de o paciente sentir dores nas mãos. 

Mas é importante salientar que a osteoartrite não é uma doença exclusiva das mãos, uma vez que ela também pode acometer outras regiões, como coluna, joelho ou quadril. 

A osteoartrite é caracterizada por um desgaste progressivo do componente articular cartilaginoso do osso e de todas as estruturas ao seu redor. É uma doença que acomete pessoas mais idosas e, quanto mais idade tiver, maiores são as probabilidades de desenvolver um processo de artrose. 

Com o passar do tempo, esse desgaste costuma evoluir progressivamente, ocasionando dores e perda da função, o que frequentemente resulta em fraqueza, deformidades e aumento ósseo, com surgimento de nódulos nas regiões articulares. Quando ocorre nas mãos, é comum que a artrose surja principalmente nas articulações interfalângicas – as articulações intrínsecas dos dedos – e na articulação da base do polegar.

Embora essa condição crônica acomete principalmente pessoas a partir dos 40, 50 anos, a artrose não está associada ao envelhecimento. O principal fator de determinação é genético, ou seja, a predisposição familiar para a doença. 

Vale ressaltar, entretanto, que existem outros inúmeros fatores que podem ocasionar o surgimento de artrose.

Sintomas da osteoartrite

Os sintomas das osteoartrite desenvolvem-se ao longo do tempo e, devagar, vão
aumentando. O mais habitual é a dor ser o primeiro sintoma dos pacientes. Outros sintomas podem incluir:

  • Rigidez: Principalmente, após acordar, as zonas afetadas podem demorar até ser possível um movimento mais fluido.
  • Sensibilidade: A articulação pode ficar sensível aquando de uma pressão momentânea.
  • Perda de flexibilidade: Incapacidade de mover os braços ou as pernas até ao fim (totalmente)
  • Sensação de raspagem: Uma sensação de ranger ao usar umas das zonas afetadas, criando um som semelhante a um estalar de dedos.
  • Crescimento ósseo: Pedaços de osso duros, que se formam ao redor da articulação afetada.
  • Inchaço: Inflamação dos tecidos moles em volta da articulação.

Os sintomas de Osteoartrite podem ser observados a olho nu, como se pode ver nos Nódulos de Heberden e Nódulos de Bouchard, em que as articulações das mãos e dos dedos ganham saliências (veja imagem abaixo). 

Nódulos de Heberden e Nódulos de Bouchard

Causas da Osteoartrite

As articulações, como todas as partes do corpo, estão sujeitas a uma elevada e constante pressão. Mas o corpo tende a regenerar-se. No entanto, com a osteoartrite, a cartilagem que serve de proteção começa a desfazer-se e, por isso, o osso adjacente começa um processo de degeneração o  que pode causar as tais saliências ósseas, zonas vermelhas e inchaços. A osteoartrite é dividida entre Osteoartrite primária e Osteoartrite secundária. 

Na osteoartrite primária, que se verifica na maioria dos casos, a progressão da condição está relacionada com a idade. Com o avançar dos anos, as articulações retém mais líquidos. O que leva à abertura de pequenas feridas. Esta deterioração cria as fricções entre ossos, levando à dor, inflamações ou perda de mobilidade nas articulações.

Já na secundária, a condição desenvolve-se graças a uma causa específica e, por isso, mais habitual de ser encontrada em pessoas abaixo dos 55 anos.

Outras condições: Artrite reumatóide e gota. Osteoartrite pode originar-se nas articulações já danificadas por outras doenças.

Diagnóstico 

O principal exame realizado em um paciente que apresenta dores nas mãos é o clínico, o qual é feito pelo próprio médico durante a consulta. Contudo, diante das queixas, do histórico narrado pela pessoa e da própria verificação física, o médico poderá solicitar exames de imagem complementares para a composição do diagnóstico. 

Na maioria dos casos, doenças como osteoartrite são diagnosticadas de forma clínica, ou seja, pela avaliação do médico. Logo, os exames complementares são solicitados, em grande parte das situações, mais para auxiliar a orientação terapêutica do que para definir o diagnóstico.

Tratamento

Com o diagnóstico estabelecido pelo exame clínico, auxiliado ou não por exames complementares, iniciam-se os possíveis tratamentos para minimizar ou eliminar as dores nas mãos, dependendo de cada caso.

Infelizmente, a osteoartrite é uma condição crônica, por isso, não tem cura. Mas isso não significa um agravamento da situação ao longo do tempo. Por vezes, até pode melhorar. Há tratamentos para ajudar a diminuir o efeito dos sintomas como a infiltração de corticóides e em casos específicos, procedimentos cirúrgicos podem ajudar a aliviar a dor e corrigir deformidades devido a graves mudanças na base do polegar e, menos comumente, degeneração avançada das articulações interfalângicas. 

Dentre os tratamentos gerais destacam-se os cuidados de rotina. Todo paciente com dor na mão deve ser educado e orientado sobre os fatores que podem piorá-la e sobre os que podem, dependendo da causa, atenuá-la.

Por outro lado, o repouso adequado, assim como o uso de talas imobilizadoras em algumas situações específicas, pode ajudar a minimizar o esforço, aliviando a sensação de dor.

Além da orientação, outro ponto fundamental do tratamento que pode melhorar a situação de muitos pacientes é a realização de programa de reabilitação, que deve proporcionar o fortalecimento da musculatura e dos tendões acometidos pela doença, o que certamente irá minimizar a sensação de dor. Essa reabilitação pode envolver várias terapias diferentes, desde fisioterapia até terapia ocupacional, sempre com profissionais especializados. 

O que evitar quando se tem artrose?

Uma pessoa que tem artrose nas mãos deve tomar cuidado ao carregar bolsas e sacolas. Procure diminuir o peso e distribuí-lo entre regiões suportadas por articulações não comprometidas ou articulações maiores, como o antebraço e o braço

Na Clínica Corts, oferecemos todo tipo de tratamento visando o seu bem estar. Conte com nossa estrutura capaz de proporcionar um atendimento completo e global. Entre em contato conosco!   

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!