Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Sabia que a dor de cotovelo tem nome? Saiba sobre a Epicondilite!

 

A epicondilite lateral é uma lesão musculoesquelética comum do braço que causa dor no cotovelo, mas atenção: é preciso diagnóstico clínico, pois existem outras doenças que podem causar dor, ou seja, uma dor no cotovelo não é sempre uma epicondilite.

A articulação do cotovelo permite realizar vários movimentos do braço e serve como ponte de ligação entre o ombro e o punho, sendo um local de onde partem e onde chegam diversos músculos que, por sua vez, se fixam ao osso através de tendões.

 

Esta complexidade predispõe o cotovelo à ocorrência de lesões, sobretudo se forem feitos movimentos repetitivos, com muito esforço ou de maneira errada.

Estudos mais recentes mostraram que não é uma verdadeira inflamação, mas sim um conjunto de micro lesões e reparações consecutivas que surgem após pequenos traumas repetitivos, levando à degeneração do tendão, com dor e falha na sua função.

A epicondilite (ou comumente chamada de ‘’cotovelo de tenista’’) acontece geralmente no braço dominante e afeta 1-3 pessoas em cada 100, sobretudo entre os 35 e 50 anos de idade, não havendo diferenças significativas entre o número de homens e mulheres.

 

Como pode se desenvolver esta doença?

Qualquer atividade que envolva uso excessivo ou repetitivo do cotovelo pode levar à epicondilite: esportes como tênis, squashcrossfitbasebol, canoagem, bem como determinadas tarefas profissionais como costura, jardinagem, uso de chaves de fendas ou martelos pneumáticos, transporte de cargas pesadas, entre outros.

Sintomas

O principal sintoma que o paciente refere é a dor e incapacidade do membro afetado. Esta é descrita como sendo na parte externa do cotovelo, podendo, ocasionalmente, irradiar-se ao longo dos músculos extensores do antebraço, punho e, ainda ao ombro. Geralmente, a dor é desencadeada por esticar o braço.

Outros sintomas comuns desta patologia são: fraqueza muscular do membro superior afetado, parestesias (frio, calor, formigamento, agulhadas, adormecimento, pressão etc.), incapacidade e aumento de dor em determinados movimentos, como por exemplo, o ato de levantar uma caneca de café.

 

O diagnóstico da Epicondilite lateral é essencialmente de natureza clínica. Por essa razão, o médico especialista deve efetuar detalhadamente o exame físico e exames de imagem complementares poderão ser solicitados, bem como a avaliação por radiografia ou ressonância magnética.

O tratamento é um processo individualizado e pensando na melhora dos sintomas o passo essencial é reduzir ou adaptar as atividades que causam dor. E para o alívio da dor fazer uso de antiinflamatórios poderá ser indicado pelo médico e até mesmo sessões de fisioterapia, de forma a promover o fortalecimento muscular.

O cotovelo é uma articulação que atua diretamente em vários movimentos do braço e mãos.

Por esse motivo, as dores frequentes podem causar grande desconforto.

Não sofra com dor e impossibilitado de realizar suas atividades diárias. Procure sempre um diagnóstico e tratamento médico adequado.

Agende já sua consulta com nossos especialistas.

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

4 respostas

  1. Meu nome é Estela e estou com um problema n meu cotovelo e com certeza estou com essa tal d epicondilite queria saber qual o remédio mais indicado para essa doença

    1. Muito obrigada por nos escrever. O ideal é ter uma avalição médica para poder avaliar os seus sintomas e realizar exames relacionados a epicondilite. Quanto mais rápido for em busca de diagnóstico, mais rápido será o tratamento e ficará livre da dor. Esperamos que fique tudo bem logo! Grande abraço de toda a equipe da Clínica Corts.

  2. Eu já não aguento mais de tanta dor.
    Dor no cotovelo esquerdo (nem é o meu braço atuante)
    Dor no quadril direito
    Dor nos pés
    Diagnóstico de bursite no braço direito
    Dor nos joelho
    Lipedema
    Enxaqueca
    Lombar
    Uma mulher que precisava nascer novamente

    1. Olá Cláudia,

      Sentimos muito saber que você está enfrentando tantas dores. Recomendamos fortemente que busque a orientação de um especialista para investigar as causas e oferecer um tratamento que melhore sua qualidade de vida. Estamos à disposição para ajudar no que for necessário. Por favor, sinta-se à vontade para agendar uma consulta conosco pelo nosso site ou telefone.

      Atenciosamente,
      Equipe CORTS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!