O esqueleto humano é a estrutura de sustentação do corpo. Além de sustentar e dar forma ao corpo, o esqueleto serve de proteção aos órgãos.
Há locais em que as junções são feitas também com cartilagem e essa composição é extremamente importante porque tem a função de absorver os impactos sofridos pelo corpo, além disso, facilita os deslizamentos e é essencial para o crescimento dos ossos longos.
O nosso esqueleto pode ser atingido por diferentes tipos de lesões que podem causar danos à movimentação. O trauma ortopédico engloba quatro tipos de lesão: a contusão, a entorse, a luxação e a fratura. Essas diferentes lesões podem ocorrer dependendo do mecanismo e da energia do trauma.
Veja a seguir e saiba a diferença entre: entorse, contusão, luxação e fratura
Contusão: As contusões decorrem de uma pancada com o esmagamento e lesão das estruturas do local.
Apesar de não causar lesões estruturais definitivas, a contusão gera inchaço, vermelhidão ou rouxidão, limitação de movimentos e dor em graus variáveis a depender da força do trauma.
O tratamento consiste em crioterapia (gelo), repouso, elevação do membro para evitar o inchaço e medicações analgésicas e anti-inflamatórias.

Entorse: A entorse consiste em lesões dos ligamentos na região de articulações por traumas torcionais, ou popularmente é conhecida como “torção” e a mais comum é a entorse de joelho ou tornozelo, embora possa ocorrer em qualquer articulação do nosso corpo.
Por se tratar de uma lesão de ligamentos articulares, o paciente pode apresentar dificuldade de mobilizar a articulação acometida. Outros sintomas são inchaço, vermelhidão e rouxidão. Além disso, o paciente também pode sentir um “estalido” no momento do trauma que pode corresponder à lesão do ligamento.

Luxação: As luxações ocorrem pelo estiramento excessivo de uma articulação, mas, geralmente, com rompimento de ligamento e, às vezes, de outras estruturas ao redor da articulação e com deslocamento da articulação.
Na luxação, a articulação perde sua anatomia habitual porque um dos ossos se desarticula do outro movendo-se em outra direção. Os termos populares mais comuns para esta lesão são que a articulação “deslocou” ou “saiu do lugar”. As luxações podem ocorrer em consequência de movimentos bruscos e também por causa de traumatismos.
Os principais sintomas são dor, limitação de mobilização, inchaço e deformidade em razão do desvio ósseo. Por apresentar um desvio importante, muitas vezes é confundida com fratura. As luxações mais comuns são do ombro, mandíbulas, joelhos, punhos, cotovelos e dos dedos das mãos.
A luxação é uma lesão grave, pois a alteração anatômica provocada por ela pode lesar estruturas neurológicas e vasculares. Dessa forma, o tratamento da luxação deve ser realizado o quanto antes com auxílio médico.

Fratura: As fraturas ocorrem quando a lesão traumática gera descontinuidade, uma trinca do osso da região que sofreu um trauma. Essa trinca pode ser total, quando a fratura percorrer todo o osso e os fragmentos se soltarem, assim como pode ser parcial ou incompleta, quando for apenas uma trinca e a estrutura e a forma do osso permanecerem intactas.
As fraturas são as lesões que mais ocorrem em nossos ossos. Podemos classificar as fraturas de acordo com a integridade da pele no local da lesão. Nas fraturas expostas, o osso quebra e sai para fora da pele, causando seu rompimento. Já as fraturas fechadas são aquelas que não provocam nenhum dano à pele, que permanece completamente íntegra.
No caso da fratura fechada, é comum observar o inchaço do local e seu arroxeamento. Normalmente essas lesões são acompanhadas de dor e de dificuldade de movimentação do local que foi lesionado.
As fraturas expostas, por sua vez, podem causar perda de sangue e risco de contaminação.

O trauma ou as lesões traumáticas, é uma causa comum que pode acarretar dores. Ele surge, em geral, após algum incidente, uma lesão ocasionada por algum objeto ou superfície externa. As quedas, cortes, pancadas em superfícies ou estiramentos de movimentos para além da amplitude adequada podem ocasionar traumas.
Essas lesões afetam o sistema esquelético e requerem atenção médica imediata para evitar maiores problemas para o organismo.
Por isso, não espere a dor piorar, procure o mais rápido possível por ajuda médica.
Agende uma consulta na Clínica Corts!