Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Saiba o que é Lesão SLAP e como ocorre

Lesão SLAP

Você sente desconforto no ombro e acha que não consegue se movimentar como antes ou perdeu a força durante os movimentos?

Veja nosso artigo sobre lesão SLAP e saiba o que fazer!  

Sabemos que o ombro apresenta a maior amplitude de movimento dentre todas as articulações do corpo humano, sendo portanto, uma articulação complexa e móvel, mas pouco estável devido sua anatomia articular e é mais suscetível aos traumatismos e/ou lesões. 

A lesão de SLAP (Superior Labrum, Anterior to Posterior ou lesão labral superior, de anterior para posterior) é uma lesão da parte superior de uma estrutura interna do ombro chamada labrum ou lábio glenoidal, onde se origina um tendão de formato cilíndrico denominado cabeça longa do bíceps.

Caracteristicamente, ocorrem na população de faixa etária mais jovem e ativa, praticantes de esportes que utilizam frequentemente a articulação, expondo a movimentos em séries repetitivas têm importante correlação com a instabilidade anterior do ombro, devendo ser sempre identificadas e tratadas simultaneamente com a correção da instabilidade.

As lesões que acometem o complexo do ombro podem ser divididas de acordo com a região afetada e seu mecanismo de acometimento. Os tipos de lesões podem ser de origem traumática: luxações ou fraturas, e as não traumáticas: subluxações e/ou processos inflamatórios e degenerativos.

Na lesão traumática: a lesão de SLAP geralmente ocorre após alguma queda sobre o braço esticado fazendo com que a cabeça umeral comprima a parte de cima da glenóide. Essa pressão empurra a parte superior do lábio glenoidal podendo causar um destacamento dessa região e assim a lesão de SLAP.
Sintomas: Geralmente no momento da queda o paciente costuma sentir uma dor aguda que com o tempo vai amenizando.

Na lesão de esforço: a lesão de SLAP por esforço, o destacamento acontece por movimentos repetitivos que tracionam a cabeça longa do bíceps que está aderida na parte superior do lábio glenoidal. A lesão ocorre de forma progressiva e os movimentos que causam essa tração da cabeça longa do bíceps são movimentos do tipo arremesso , portanto, muitos jogadores de beisebol, voleibol, handebol, tênis, beach tênis, entre outros, podem evoluir para a lesão de SLAP.
Sintomas: A dor nesses casos costuma ser insidiosa, ou seja, ela vai aparecendo aos poucos e vai se intensificando ao longo dos meses podendo chegar a ser bem intensa. É, portanto, uma dor mais crônica.

Na lesão degenerativa: nas lesões degenerativas de SLAP a lesão ocorre devido ao desgaste natural do labrum/lábio glenoidal que ocorre à medida que envelhecemos. Esse tipo de lesão é muito comum em pacientes acima de 40 anos de idade.
Sintomas: Na maioria dos casos esse tipo de lesão é indolor.

 

Diagnóstico e tratamento

As lesões de SLAP são de difícil diagnóstico, por isso, é necessário uma avaliação detalhada do paciente, com o exame físico, testes específicos e os exames de imagem como a Ressonância Magnética e a Artro Ressonância Magnética, indicados para se detectar a lesão SLAP, maior compreensão da sua fase evolutiva e assim se obter um diagnóstico e tratamento correto.

A patologia SLAP pode ser isolada ou associada a outros problemas, tornando-se importante diagnosticá-la e tratá-la simultaneamente com a restante associada à patologia do ombro. A opção pode ser conservadora ou cirúrgica.

No tratamento conservador, inicialmente, para se obter um bom resultado o fisioterapeuta deve iniciar o tratamento com a analgesia e o reparo tecidual. As técnicas mais utilizadas para tratar a dor são o uso de ultrassom, ondas curtas, eletroestimulação e a crioterapia. 

O paciente também pode fazer o uso de medicamentos antiinflamatórios e/ou injeções intra-articulares prescritos pelo médico especialista, a fim de combater essa inflamação o mais rápido possível. E já nesse primeiro momento é indicado começar atividades com o objetivo de ganho de amplitude de movimento, com alongamentos, trabalhando a estabilidade articular, o equilíbrio e a força dos membros inferiores.

Quando as lesões não respondem ao tratamento conservador, tornam-se indicadas a cirurgia para o tratamento da lesão de SLAP, ela é feita de forma minimamente invasiva por artroscopia. Cada caso é avaliado individualmente e de forma geral, após a cirurgia o paciente deve permanecer cerca de 4 a 6 semanas com a tipóia, no entanto, já com 2 semanas após a cirurgia deve ser iniciada a fisioterapia.

É sempre muito importante realizar uma correta avaliação clínica e da lesão de SLAP, já que nos dias atuais, existem diversos testes específicos, exames e técnicas de tratamento conservador para casos iniciais deste tipo de lesão, onde com estudos detalhados sobre cada paciente é possível se obter tratamentos fisioterapêuticos satisfatórios e promissores. 

Não deixe de estar atento às mudanças do seu corpo, cuide-se. A Clínica Corts está sempre presente.

Agende sua consulta com nosso corpo clínico especializado.

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

2 respostas

  1. Eu queria saber como ocorre a lesão de SLAP nos esportes: vôlei, natação handebol e tênis. Só fala sobre movimentos repetitivos. Como ocorre? Que articulação é afetada? Por que ocorre?? Me ajuda!!!!!!

    1. Olá, Rita! A lesão SLAP pode ocorrer devido a trauma (uma queda, por exemplo) ou por movimentos repetitivos. A parte superior da estrutura interna do ombro (chamada labrum ou lábio glenoidal) é afetada. É nessa mesma estrutura onde se origina um tendão de formato cilíndrico denominado cabeça longa do bíceps. Ficamos a disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!