Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Síndrome do pronador redondo: causas e tratamento

Síndrome do pronador

A síndrome do pronador redondo é uma patologia relativamente incapacitante, já que afeta o movimento das mãos, impossibilitando a pessoa de realizar inúmeras funções da rotina, principalmente se o lado afetado for o lado prevalente da lateralidade, e isso é o que geralmente ocorre.

 

A síndrome do pronador redondo é a compressão do nervo mediano no antebraço pelo músculo pronador, ocorre logo abaixo do cotovelo e é responsável pela pronação, que é o movimento de virar a palma da mão para baixo. 

Síndrome do pronador

Causa e sintomas

A causa mais comum da síndrome do pronador redondo é a lesão por esforço repetitivo (LER), a condição também é denominada como DORT, um distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho.

Esse tipo de condição se dá pela repetição constante dos movimentos de pronação, especialmente por eles serem normalmente realizados sem preparação e de maneira incorreta. 

A área que passa o nervo mediano inclui o antebraço, parte da palma da mão e parte do dedo polegar, todo o dedo indicador e médio e metade do anelar, abaixo os principais sintomas da síndrome do pronador:

  • Restrição do movimento de pinça entre o polegar e o indicador;
  • Rigidez nos dedos;
  • Dificuldade em movimentar os dedos;
  • Formigamento nos dedos;
  • Formigamento na palma da mão;
  • Formigamento no antebraço;
  • Dor na lateral interna do antebraço

Aproveite e confira também: As doenças mais comuns que afetam a mão e o punho.

 

Diagnóstico

A síndrome do pronador redondo é uma neuropatia compressiva do nervo mediano, com sintomas parecidos com a síndrome do túnel do carpo. Devido à semelhança dos sintomas da síndrome do pronador com a síndrome do túnel do carpo, o exame clínico e físico deve ser complementado com exames de imagem, como eletroneuromiografia (ENMG) e artrotomografia. 

Tratamento

O tratamento para a síndrome do pronador redondo visa a descompressão do nervo mediano através de técnicas conservadoras como, acupuntura, fisioterapia, massagens, alongamento e medicações.

Acupuntura: age por meio de estímulos neuro-humorais, ajudando a estimular o músculo pronador redondo a realizar micro-contrações, interferindo na movimentação deste músculo, o que faz com que ele ceda espaço ao nervo mediano. A acupuntura também apresenta efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular que podem ajudar no controle dos sintomas e da dor.

Fisioterapia: contribui com o alívio da dor, auxilia no fortalecimento e alongamento do músculo, ajuda a movimentar o pronador redondo de forma adequada, auxilia na reabilitação e recuperação dos movimentos dos dedos.

Massagem: promovem o alívio da dor, contribuem com o manuseio das estruturas do antebraço, podendo promover movimentação interna e assim descomprimir o nervo mediano.

Alongamento: ao alongar o músculo e os ligamentos, a estrutura que estiver comprimindo o nervo, poderá ceder devido à elasticidade, trazendo benefícios para a saúde muscular. Esta prática regular é altamente recomendada para prevenir e evitar problemas musculares, esqueléticos e nervosos. 

A compressão do nervo mediano pode causar muita dor e sensações incômodas, atrapalhar a rotina.

Por isso, é importante enfatizar sobre a importância da prevenção, seja no ambiente de trabalho, no esporte, na academia ou mesmo em casa. É sempre recomendado realizar alongamento, atividade física orientada por um profissional e manter a postura adequada na realização das tarefas que exigem o movimento de pronação.

Oferecemos diversos serviços para você ter uma saúde de qualidade. 

Conte com a Clínica Corts, inclusive no diagnóstico feito através do exame de eletroneuromiografia (ENMG). 

Confira nossas especialidades e agende sua consulta.

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!