Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Tem um caroço no joelho? Saiba se tem Cisto de Baker

Cisto de Baker

 

Percebeu uma bolinha atrás do joelho?

Entenda o que é o cisto de Baker e como tratá-lo.

O cisto de Baker, ou cisto poplíteo, apresenta-se como um aumento de volume na região posterior do joelho.

Quando existe uma quantidade excessiva do líquido sinovial ou há alguma lesão na articulação do joelho, o líquido pode ser comprimido e empurrado para a região posterior da articulação formando o cisto de Baker.

No adulto, esses cistos estão relacionados a lesões intra-articulares, lesões meniscais ou artrose. Condições como osteoartrose, artrite reumatóide, artrite infecciosa, artrite juvenil, traumatismos e lesões no joelho, especialmente dos meniscos, favorecem a formação do cisto.

E nas crianças, geralmente são achados em exame físico ou exames de imagem, apresentando pouca relevância clínica.

 

Sintomas

Os cistos podem causar dor e sensação de pressão na região posterior do joelho, presença do nódulo palpável (especialmente com a perna esticada), inchaço e endurecimento do joelho. Os sintomas são mais intensos ao estender a articulação ou durante a prática de atividades físicas.

E quando ocorre rotura do cisto de Baker, o paciente tem dor abrupta e intensa na região posterior do joelho e da panturrilha. Esse quadro muitas vezes se confunde com o diagnóstico de trombose venosa profunda, pois, em ambas as situações clínicas pode ocorrer aumento de volume da panturrilha.

 

Diagnóstico e tratamento

Os cistos no joelho são, quase na sua totalidade, benignos. Mas é preciso estar atento e procurar sempre um médico especialista, pois, a presença de alguns sinais demanda que o médico ortopedista suspeite da possibilidade de malignidade, como por exemplo, sintomas desproporcionais ao tamanho do cisto, ausência de lesão articular que justifique a existência do cisto, erosão óssea, tamanho superior a 5cm e invasão tecidual (cápsula articular).

O exame de ultrassonografia é adequado para identificar e delimitar o cisto. Para o tratamento, a abordagem principal deve ser relacionada ao tratamento da lesão articular. Na maioria dos casos não há necessidade de abordar diretamente o cisto.

Caso o cisto tenha tamanho elevado e de acordo com os sintomas, o tratamento costuma incluir a realização de uma artroscopia do joelho para drenar o excesso de líquido e injeção intra-articular de anti-inflamatório.

Em caso de lesão no joelho, é primordial o tratamento da lesão para prevenir que novos cistos sejam formados.

Identificou alguma alteração nas suas articulações?

Agende já uma consulta com nossos especialistas!

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!