Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Tendinite no punho: o que é, causas e tratamentos

 

É possível que na correria do dia a dia grande parte das pessoas não se dê conta da enorme importância funcional que as mãos têm no nosso corpo. Essa região é composta por uma série de órgãos diferentes, que trabalham de forma orquestrada para o desempenho otimizado das suas funções, como músculos, ossos, ligamentos, tendões, nervos, vasos, pele, dentre outros. 

 

Como toda estrutura complexa, as mãos dependem de uma série de outras estruturas e componentes para seu adequado funcionamento estando diretamente ligadas aos punhos. Assim como qualquer outra parte do corpo humano, as mãos estão suscetíveis a falhas ou problemas que surgem nos componentes de suas estruturas e que podem ocasionar falhas em suas funções.

 

A tendinopatia abrange um conjunto de condições patológicas do tendão ou das estruturas que o envolvem, e que comprometem o seu desempenho, seja por dor, seja por perda de capacidade funcional. No dia-a-dia, são vulgarmente designadas por tenossinovites ou tendinites.

 

Frequentemente, durante o trajeto que o tendão faz desde o músculo até ao osso que se compromete a mexer, há estreitamento de determinadas zonas por onde o tendão passa, o que leva à sua disfunção

 

As tendinites, dependendo dos locais de incidência, podem ser classificadas em diferentes sub-tipos:

Entesite: tendinite de inserção

Tenossinovite: inflamação da bainha sinovial tendínea

Peritendinite: inflamação da junção músculo-tendínea

Tendinite Ossificante: cronificação da inflamação com depósito de cristal de hidroxiapatita.

A causa mais comum de tendinite é o trauma local uso em excesso durante trabalho ou jogo, particularmente se o paciente tem um mau condicionamento físico, má postura, ou usa o membro afetado em uma posição forçada e desajeitada.

 

De um modo geral, as tendinites resultam de um processo de sobrecarga, mas a ocorrência de microtraumatismos de repetição ou um único traumatismo de maior intensidade podem desencadear o processo.

Qualquer pessoa pode ser acometida pela tendinite. Porém, há alguns agravantes.1 em cada 100 pessoas sofrem com tendinite, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O alto número de casos parece assustador, mas é fácil compreender tanta incidência ao saber que o corpo humano conta com mais de 4 mil tendões, que são cordões fibrosos que unem o músculo ao osso.

 

Sintomas

  • Geralmente, os tendões inflamados ficam doloridos ao serem movimentados ou pressionados. 
  • O movimento das articulações próximas ao tendão, mesmo que reduzido, pode causar dor, dependendo da gravidade da tendinite. 
  • Ocasionalmente, os tendões ou suas bainhas incham e ficam quentes.

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de uma tendinite requer uma história médica cuidadosa e principalmente um exame físico bem feito. Somente assim é possível avaliar a real condição do paciente e planejar um tratamento específico.

Radiografias podem ser úteis para excluir anormalidades ósseas e o uso da ultra-sonografia e, mais recentemente da ressonância magnética trazem um auxílio extremamente importante na definição do local e grau da lesão.

O objetivo do tratamento, inicialmente, é diminuir e, se possível, inibir a dor. Para isto o repouso articular é a base principal, conseguido através do afastamento do fator causal e de atividades que possam levar ao agravamento da lesão.

Um adequado aquecimento prévio e cuidar da postura é fundamental. Imobilizar a área afetada e uso do calor úmido, e outras modalidades de terapia física ajudam na melhoria da dor aguda.

Analgésicos e antiinflamatórios podem ser empregados. A reabilitação física deve ser feita com o objetivo de tirar a dor, mas, sobretudo ela é utilizada como recuperação de amplitude de movimentos e prevenção de recidivas através de exercícios específicos e orientados por profissionais capacitados.

Como prevenir a tendinite?

A prevenção das tendinites deve seguir as seguintes estratégias:

  • Praticar aquecimento prévio e alongamentos
  • Evitar esforços exagerados e carga inadequada durante períodos prolongados
  • Variar os exercícios de forma a evitar o aparecimento repetido de dor muscular
  • Usar equipamento adequado

 

Apesar de qualquer pessoa poder ser acometida pela tendinite, há mais chances de incidência em indivíduos que não buscam o fortalecimento muscular, alongamento e correção da postura inadequada durante o dia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ações comuns do dia a dia, com movimentos repetitivos, como por exemplo mexer no celular, digitar no teclado do computador e dirigir, podem provocar o quadro inflamatório.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Prevenir é sempre o melhor tratamento, como costumamos dizer.

 

Confira nosso artigo especial com os problemas mais comuns na mão e no punho.

 

A dor frequente é a manifestação de que algo está errado. Se a dor for ignorada, o problema pode evoluir com outros acometimentos e outras queixas que eventualmente podem acarretar perda total da função das mãos.  

 

Por esse motivo, quanto mais cedo procurar um médico ortopedista, maiores serão as chances de receber tratamento adequado. Que tal marcar uma consulta com nosso corpo clínico especializado?

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!