Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Você sabe o que é artrose?

A osteoartrose, também conhecida como artrose, é uma doença de natureza degenerativa, que atinge predominantemente a cartilagem articular, levando ao seu desgaste progressivo. É uma patologia multifatorial, envolvendo, a longo prazo, todos os elementos da articulação.

A articulação é uma estrutura anatômica do esqueleto que permite o movimento das partes ósseas, que se mantêm ligadas por intermédio da cápsula articular. Para que estas partes ósseas possam deslizar, são revestidas por uma camada lisa e resistente, a cartilagem articular, um tecido amortecedor que reveste as superfícies ósseas, permitindo o seu deslizamento sem contacto entre si, evitando o seu desgaste.

A cartilagem é nutrida pelo líquido articular, também designado por líquido sinovial, que é muito viscoso e que lubrifica a articulação, facilitando os seus movimentos para que ocorram sem atrito. 

 

Com o avançar da idade, a cartilagem articular vai-se deteriorando, o que leva a um espessamento do osso que se encontra por baixo da cartilagem (osso sub-condral), que origina os osteófitos, vulgarmente conhecidos como “bicos de papagaio”. 

 

Neste processo degenerativo ocorrem frequentemente fenómenos de inflamação articular, que podem causar dor e muitas vezes aumento do volume da articulação. As articulações mais comumente lesadas pela osteoartrose são as articulações dos dedos das mãos, da coluna vertebral (em particular a coluna cervical e a lombar) e aquelas que suportam o peso do corpo, como os quadris, joelhos e pés. 

 

Causas e fatores de risco

Durante muitos anos a artrose foi definida como um processo puramente degenerativo da cartilagem. No entanto, atualmente sabe-se que esta é uma doença que resulta de um complexo conjunto de fatores a intervir em todos os componentes da articulação, sendo que o processo inflamatório desempenha um papel fundamental. Múltiplos fatores de risco têm sido associados a progressão da artrose, sendo de destacar: 

  • Idade 
  • Excesso de peso/ Obesidade 
  • Sexo feminino (menopausa)
  • Fatores genéticos 
  • Desgaste natural causado pelo envelhecimento;
  • Traumatismos, torções ou fraturas;
  • Esportes que sobrecarregam repetitivamente certas articulações (principalmente futebol e vôlei);
  • Doenças metabólicas e endócrinas 

 

 

Alguns destes fatores de risco são modificáveis: 

  • Excesso de peso e Obesidade: aumentam o stress mecânico nas articulações de carga 
  • Traumatismos e micro-trauma articular associado à profissão ou ao estilo de vida 
  • Fatores anatómicos suscetíveis de correção

 

Sintomas da artrite

A principal manifestação clínica da osteoartrose é a dor articular. Além disso, por ser a osteoartrose uma doença crônica de evolução lenta, seus sintomas iniciais desenvolvem-se de forma discreta e mal definida, passando despercebidos na maioria das vezes. A seguir, alguns sintomas mais comuns da artrite

  • Dor na articulação;
  • Calor local;
  • Sensação de juntas “pesadas” ou ainda como uma “agulhada” ou “ferroada” passageira;
  • Dificuldade na realização de movimentos;
  • Rigidez e inchaço na articulação 
  • Nos casos mais avançados há perda total da cartilagem articular, determinando o aparecimento de dor intolerável ao mais leve movimento, deformidade e endurecimento da junta comprometida, que perde a mobilidade parcial ou totalmente;
  • Nos casos mais avançados há perda total da cartilagem articular, determinando o aparecimento de dor intolerável ao mais leve movimento, deformidade e endurecimento da junta comprometida, que perde a mobilidade parcial ou totalmente;
  • Sinais de crepitação articular (ruído que aparece ao movimento, como se houvesse areia ou pedras dentro da junta).

 

Tratamentos

 

Atualmente não existe cura para a artrose, mas há um conjunto de medidas farmacológicas e não farmacológicas que permitem manter uma boa qualidade de vida na grande maioria dos casos. 

 

Dependendo da fase evolutiva da doença, existem vários aspetos a considerar na abordagem terapêutica: Tratar a dor; Identificar causas específicas da dor; Prevenir ou atrasar a progressão da doença (ex: viscosuplementação); Promover a reabilitação funcional; Cirurgia.

 

Os objetivos do tratamento da osteoartrose são aliviar e, se possível, suprimir a dor, aumentar a mobilidade das articulações atingidas e evitar a atrofia dos músculos relacionados com as articulações, de forma a melhorar a funcionalidade, impedindo o agravamento das lesões já existentes, preservando a função articular e a qualidade de vida do paciente.

 

Uma vez que não existe cura para esta doença, é importante que busque ajuda médica de um ortopedista para que estabeleça um conjunto de medidas, não só para promover o alívio da dor, mas também que evitem a progressão da doença, protegendo assim a articulação.

Conte com nosso corpo clínico especializado para cuidar de todos os seus momentos e movimentos.

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!