Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Sente dor no calcanhar? Pode ser esporão do calcâneo

Esporão do calcâneo

Pisou e sente dor?

Saiba a seguir se você sofre com este problema ortopédico!

O que é esporão?

O esporão de calcâneo ou esporão de calcanhar é o resultado do crescimento anormal de uma pequena parte de osso que se forma no calcanhar ou próximo do tendão de Aquiles, e quando inflamado, pode provocar dor intensa na sola do pé.

Esporão de calcâneo

O esporão costuma desenvolver-se devido a microtraumas e a inflamação crônica ao longo do tempo, favorecendo a calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, afetando não só osso calcâneo, mas também os tendões e a fáscia plantar, formando assim os esporões.

Sintomas

O esporão do calcâneo é um problema ortopédico assintomático e normalmente o paciente não apresenta sinais externos de inflamação (inchaço, vermelhidão e calor).

Quando os sintomas se manifestam, significa que o esporão está inflamado e há incomodo e dor na região do calcanhar e intensificam quando faz algum esforço ou após realizar atividades físicas intensas.

Causas

Qualquer situação que cause estresse crônico à região do calcanhar pode provocar o desenvolvimento de um esporão. Como uma das extremidades da fáscia plantar fica aderida à base do osso calcâneo, a fascite plantar possui os mesmos fatores de riscos que o esporão de calcanhar, sendo comum a coexistência dos dois problemas ortopédicos.

São fatores de risco para o desenvolvimento do esporão de calcâneo e da fascite plantar:

  • Idade: acima de 40 anos;
  • Obesidade e sobrepeso;
  • Pé chato e pé cavo;
  • Doenças como fascite plantar, artrite reumatoideosteoartritegota, por exemplo, também constituem fator de risco para o desenvolvimento de esporões no calcâneo;
  • Prática de atividades físicas de alto impacto sobre os pés: (dança, corrida, futebol, saltos);
  • Trabalhar muito tempo em pé;
  • Uso de calçados pouco apropriados, como sapatos apertados, largos ou velhos, salto alto;
  • Alterações da marcha, como pisar com o pé torto, principalmente com a parte de dentro dos pés. 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico levará em conta os dados obtidos no exame clínico e no levantamento da história de vida de cada paciente.

Poderão ser feitos exames de raio-x ou ressonância, para um resultado mais completo e apurado, até para estabelecer o diagnóstico diferencial com outras doenças que também apresentam dor nos pés como um dos sintomas predominantes.

Inicialmente, o controle da inflamação pode ser feito com repouso, gelo local e uso de anti-inflamatórios. Em casos mais resistentes, o médico poderá indicar a fisioterapia, terapia por ondas de choque (ultrassom), exercícios e alongamentos específicos para os pés e panturrilhas, massagem e o uso de calçados com palmilhas especiais para reduzir a pressão sobre o calcâneo e a fáscia plantar.

As cirurgias só são indicadas aos pacientes com quadros graves e em que as terapêuticas não alcançaram os resultados esperados e os sintomas continuam incomodando.

Agende sua consulta, vamos te ajudar a driblar essa dor no calcanhar!

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

2 respostas

  1. Estou com muita dor no calcanhar, muito forte quando eu levanto e piso no chão
    Eu trabalho de pé sou cozinheira pego muito peso tbm mudando as panelas de lugar . Vou ter que procurar um tratamento adequado são dores intensas

    1. Olá! Seus sintomas podem estar relacionados ao esporão do calcâneo ou fascite plantar, especialmente com a sua rotina de trabalho. É fundamental procurar um ortopedista para uma avaliação adequada e iniciar o tratamento correto. Agende uma consulta em nossa clínica através do site ou telefone.

      Desejamos melhoras rápidas!

      Equipe CORTS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!