Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Pisada neutra, pronada ou supinada: como identificar?

Nosso pé é uma estrutura formada por 26 ossos, 31 articulações e mais de 20 músculos próprios.

É uma importante região do corpo, pois absorve todo peso corporal quando na posição em pé.

Os três principais tipos de pisada se diferenciam pelo momento em que o pé toca o chão durante uma caminhada ou corrida.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Pisada neutra, pronada ou supinada: como identificar?

 

Pisada neutra:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


 

 

 

A pisada é considerada neutra quando a parte interna e externa do pé tocam o chão ao mesmo tempo, de maneira uniforme, conforme imagem.

Com o peso corporal distribuído adequadamente, favorece a absorção do impacto pelo corpo sobre as articulações.

 

Pisada pronada:

 

 

 

 

 

Já a pisada pronada  faz com que a  parte interna da planta do pé seja a primeira a tocar o chão.
É possível observar uma diminuição da cava do pé (pé chato ou pé plano) e desgaste na parte interna do sapato.

Pode acarretar desalinhamento dos tornozelos, joelhos e quadris, provocando desconforto, desequilíbrio e dor.

O pé plano é caracterizado como uma diminuição do arco inferior do pé que ocorre pela descida dos ossos do tarso e metatarsos, principalmente do osso navicular. Essa descida do arco promove um estiramento da fáscia plantar como também uma compressão, o que gera inflamação e dor.

Esta condição leva ao aparecimento de dores nos pés após longas caminhadas ou muito tempo de pé. Esse tipo de disfunção deve-se a um afrouxamento dos ligamentos, tendões, músculos e cápsula articular do pé.

As dores são intensas no início ou no final do dia, tendo muitas vezes característica de queimação.

 

Pisada supinada:

 

 

 

 

 

A parte externa da planta do pé toca o chão primeiro, o oposto da pisada pronada.

O pé cavo é considerado uma deformidade em que há um aumento da curvatura do arco interno do pé (arco plantar). É possível observar o aumento da cava do pé (pé cavo), causando um desgaste maior no lado externo do sapato.

 

Um paciente com pé cavo possui uma menor área de contato do pé com o chão, o que proporciona menos apoio e gera mais instabilidade durante a pisada.

Devido a essa condição, é mais fácil ocorrer outras lesões como entorses, seguido de ruptura ligamentar. Outra característica do paciente com pé cavo é que as articulações do pé são mais rígidas e têm menos mobilidade, o que diminui a possibilidade de amortecimento da pisada durante o apoio no chão.

 

Essa rigidez provoca um aumento de tensão na fáscia plantar, evoluindo para uma inflamação chamada de fascite plantar. Se não tratada de forma correta, pode evoluir para formação de calcificações no osso do calcâneo que se chama esporão de calcâneo

 

O pé cavo pode ser muito doloroso devido um aumento de pressão nos principais ossos (ossos do tarso e metatarsos) e por conta da inflamação fáscia plantar. Sem os devidos cuidados e fortalecimento, além de provocar lesões nos pés, pode lesionar os joelhos e costas a longo prazo.

Fique atento! Cada tipo de pisada causa uma sobrecarga nas articulações, como as do quadril, joelho e tornozelo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

São as características anatômicas individuais que determinam o tipo de pisada, como o formato dos pés, o alinhamento dos joelhos e até mesmo a flexibilidade das articulações.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Saber seu tipo de pisada pode te auxiliar desde a escolha de sapatos adequados até evitar o aparecimento de lesões.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É importante que pessoas que praticam esportes, especialmente corrida, saibam seu tipo de pisada para realizar um fortalecimento adequado das articulações e evitar lesões. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em casos de lesões pré-existentes, a falta de orientação médica, falta de fortalecimento e escolha de sapatos inapropriados, podem piorar o quadro. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Lembre-se que apenas o médico ortopedista pode atestar seu tipo de pisada e observar as principais influências em sua saúde músculo-esquelética. Na CORTS contamos com o Dr. Felipe Veleirinho, especialista em pé e tornozelo. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O médico também avaliará qualquer incômodo ou dor relatada, podendo identificar se há correlação com outra condição ou lesão existente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Após análise clínica, o médico orientará sobre a necessidade do uso de palmilhas, sessões de fisioterapia e restrições esportivas, se for o caso.

 

Agende uma consulta com nosso corpo clínico. A equipe médica da Clínica Corts cruza diferentes áreas médicas na Ortopedia e Traumatologia.

 

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!