Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Lesão nas mãos devido ao uso de celular

A mão e o punho são as partes mais ativas da extremidade superior do nosso corpo. Por essa razão, são mais vulneráveis a lesões, que podem acarretar grandes dificuldades funcionais.

Com o passar dos anos e com a evolução da tecnologia, a dependência pelo uso dos celulares ficou mais evidente. O smartphone se tornou uma ferramenta quase imprescindível na vida das pessoas, seja por questões profissionais ou de lazer. 

O uso prolongado do smartphone pode contribuir para uma diminuição de atividade física e gerar sintomas músculo-esqueléticos (SME), bem como lesões por esforço repetitivo. 

 

Estudo apontou que os usuários que passam mais de cinco horas por dia no celular sentem mais dores nas mãos e nos pulsos. O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong em dois grupos: um de usuários intensivos de smartphones, e outro com usuários moderados.

O grupo mais assíduo, passou a relatar mais dores e formigamento nos pulsos e nas mãos. 

Além da avaliação dos sintomas, os pesquisadores também realizaram exames de ressonância magnética que detectaram sinais de danificação no nervo mediano do carpo, localizado no punho.

Devido ao uso constante de celular e aos movimentos repetitivos as chances de desenvolver Síndrome do Túnel do Carpo aumentam.

 

Além disso, a movimentação repetitiva dos polegares e o uso contínuo dos braços sem apoio causam desconforto. A longo prazo, é possível desenvolver uma tendinite ou até mesmo uma lesão por esforço repetitivo (LER).

 

Quais os sintomas do uso excessivo do smartphone?

O uso excessivo pode causar inúmeras patologias. Os primeiros sintomas de desconforto estão presentes nas regiões de ombros, costas, pescoço, mãos, punhos e olhos.

O repetitivo movimento de digitar e posturas inadequadas quando se usa dispositivos eletrônicos pode ocasionar sintomas de dor, formigamento, dormência e fraqueza em punhos e mãos, especialmente quando há desvio da posição neutra do punho, havendo o risco aumentado de desenvolver a síndrome do túnel do carpo e tenossinovites dos extensores do punho. 

Abaixo, vamos elencar as principais lesões nas mãos devido ao uso de celular.

 

Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo ocorre por uma compressão, em maior ou menor grau, do nervo que passa por dentro do punho, chamado nervo mediano. A compressão do nervo mediano causa dores que se caracterizam por aspectos mais neurológicos, associados a formigamentos e dormências que, muitas vezes, podem ser mais comuns do que as próprias dores.

 

Lesões das partes moles e mecânicas por esforço repetitivo
As lesões das partes moles – tendões, ligamentos, músculos – correspondem a outro grupo de inúmeras e diferentes doenças que causam dores nas mãos.

Essas dores podem estar associadas, mas nem sempre, a esforços repetitivos. Os esforços repetitivos são caracterizados por movimentos realizados reiteradamente ou por esforço associado ao carregamento de peso, como os que ocorrem em atividades artesanais, como crochê, tricô, costura, ou ainda movimentos feitos na cozinha, levantado panelas pesadas, e em qualquer outro trabalho que exija levantamento repetitivo de peso. 

 

As lesões de partes moles mais comuns ocasionadas por movimentos são as tendinopatias, que se caracterizam por um desgaste progressivo e lesão dos tendões das mãos e punhos, resultando em dor e disfunção. Assim como nos casos de artrose, as dores causadas por essas lesões das partes moles surgem pelo esforço, ou seja, com o uso das mãos, à medida que repetições do movimento são realizadas.

 

Tendinite (ou tenossinovite De Quervain)

Dentre as várias lesões de partes moles e por esforço repetitivo da mão, destaca-se uma muito comum: a tenossinovite De Quervain. É um processo inflamatório, uma tendinite, de dois tendões muito utilizados da mão, que correspondem à movimentação do polegar. A tenossinovite De Quervain geralmente causa dores na região lateral do punho.

As dores nessa região às vezes são acompanhadas de um inchaço associado a movimentos repetitivos da mão em razão do excessivo uso inadequado cuja consequência é a lesão do tendão. Destaca-se a existência de vários tendões que participam da formação da mão, auxiliando o movimento, os quais podem ser acometidos por tendinopatias.

Atenção! As lesões ocorrem em outras partes do corpo também.

O movimento de inclinar a cabeça para frente promove uma sobrecarga na musculatura do pescoço. Esse peso, com o tempo, pode provocar dores na região cervical, a que abrange a área do pescoço e ombros, conhecida também como cervicalgia.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que a cabeça humana pesa cerca de 5,4 kg, mas, como o pescoço inclina-se para frente e para baixo, o peso relativo sobre a coluna cervical aumenta progressivamente com a postura do “text neck”, e pode chegar a aproximadamente 22,2 kg quando a cabeça se inclina 45 graus.

Veja abaixo o peso que a cabeça pode fazer na cervical consoante a curvatura do pescoço:

15° graus de inclinação a sobrecarga é de 12kg
30° sobrecarga de 18kg
45° sobrecarga de 22kg
60° sobrecarga de 27kg

Como já vimos antes, o uso excessivo de smartphones também traz prejuízos para a coluna ao manter uma má postura.

Se você passa muito tempo no celular, atente-se aos seguintes sintomas:

  • Dor no pescoço e nas costas
  • Dor de cabeça
  • Dor nos punhos, nos dedos polegares e mínimos
  • Dor nos antebraços
  • Formigamento nas mãos, punhos e antebraços

 

Como evitar as dores ao usar smartphone e dispositivos móveis

  • Praticar regularmente exercícios;
  • Diminuir o tempo de uso dos dispositivos móveis;
  • Ao usar o celular, colocá-lo nivelado com o rosto para não sobrecarregar a região cervical;
  • Usar o celular com ambas as mãos e manter postura ereta

 

 

Prevenir é sempre o melhor tratamento, como costumamos dizer.

Se cada movimento que faz começa com um pequeno incômodo e o desconforto no dia a dia aumenta e esse sintoma não for tratado, pode evoluir para dores mais intensas e levar à incapacidade de fazer movimentos simples. 

 

Que tal buscar ajuda com um médico especialista?

 

Agende uma consulta com nosso corpo clínico. A equipe médica da Clínica Corts cruza diferentes áreas médicas na Ortopedia e Traumatologia.

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!