O uso de tecnologias de informação e comunicação como smartphones e tablets tem aumentado todos os anos na população em geral. Seja por diversão ou por trabalho, em ambiente escolar ou familiar, estas tecnologias já estão intrínsecas no dia-a-dia de muitas pessoas e este fenômeno pode conduzir a situações limites em que é posto em causa o bem-estar físico.
O uso prolongado do smartphone pode contribuir para uma diminuição de atividade física e gerar sintomas músculo-esqueléticos (SME), bem como as lesões por esforço repetitivo ou como é comumente conhecido por ‘’Text neck’’ (ou ‘’Tech neck’’) que é a denominação dada à dor na região cervical causada pelo uso constante de celulares ou outros aparelhos que levam o indivíduo a olhar para baixo muitas vezes e por um período grande de tempo.
Quais os sintomas do uso excessivo do smartphone?
O uso excessivo pode causar inúmeras patologias. Os primeiros sintomas de desconforto estão presentes nas regiões de ombros, costas, pescoço, mãos, punhos e olhos.
O repetitivo movimento de digitar e posturas inadequadas quando se usa dispositivos eletrônicos pode ocasionar sintomas de dor, formigamento, dormência e fraqueza em punhos e mãos, especialmente quando há desvio da posição neutra do punho, havendo o risco aumentado de desenvolver a síndrome do túnel do carpo e tenossinovites dos extensores do punho.
O movimento de inclinar a cabeça para frente promove uma sobrecarga na musculatura do pescoço. Esse peso, com o tempo, pode provocar dores na região cervical, a que abrange a área do pescoço e ombros, conhecida também como cervicalgia.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que a cabeça humana pesa cerca de 5,4 kg, mas, como o pescoço inclina-se para frente e para baixo, o peso relativo sobre a coluna cervical aumenta progressivamente com a postura do “text neck”, e pode chegar a aproximadamente 22,2 kg quando a cabeça se inclina 45 graus.
Veja abaixo o peso que a cabeça pode fazer na cervical consoante a curvatura do pescoço:
15° graus de inclinação a sobrecarga é de 12kg
30° sobrecarga de 18kg
45° sobrecarga de 22kg
60° sobrecarga de 27kg
Como evitar as dores ao usar smartphone e dispositivos móveis
- Praticar regularmente exercícios;
- Diminuir o tempo de uso dos dispositivos móveis;
- Ao usar o celular, colocá-lo nivelado com o rosto para não sobrecarregar a região cervical;
- Usar o celular com ambas as mãos e manter postura ereta
As dores no corpo são sempre um alerta de que algo não vai bem. É preciso estar atento aos sinais que seu corpo dá. Saiba quando deve procurar um ortopedista.