Sorocaba-SP

Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 145

Entre em contato

(15) 3519-4480

Qual a idade ideal para iniciar atividades físicas?

Para manter uma vida saudável e equilibrada, alguns hábitos precisam ser inseridos na rotina desde cedo, como a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

As atividades esportivas têm um papel fundamental no desenvolvimento motor das crianças. Quanto mais frequente for a prática, melhor será o desempenho no estímulo trabalhado. É por isso que especialistas da área da saúde indicam a prática de exercícios leves desde os primeiros anos de vida da criança e é recomendado que crianças a partir de seis anos pratiquem pelo menos 60 minutos de exercício por dia.
Evidências indicam que a atividade física durante a infância e a adolescência pode contribuir para o enfrentamento da obesidade ao menos por três caminhos:

  • A prática de atividade física na infância e adolescência auxilia no equilíbrio do balanço energético e, consequentemente, na prevenção e tratamento da obesidade e de doenças relacionadas à obesidade nesta fase da vida;
  • Jovens ativos tendem a se tornar adultos ativos, aumentando o gasto energético durante todo o ciclo de vida;
  • Jovens ativos possuem menor probabilidade de desenvolver obesidade e doenças relacionadas à obesidade na fase adulta.Entre os benefícios da atividade física para a promoção da saúde, está o aumento da função cardiorrespiratória, que ajuda a evitar doenças crônicas não transmissíveis e outras condições como hipertensão, diabetes e obesidade, aumento da mineralização óssea, melhora da cognição, autoestima, sentimento de bem-estar e socialização.

Recomendação geral

Ser fisicamente ativo todos os dias é importante para a promoção da saúde integral de crianças e adolescentes. É fundamental que as atividades sejam prazerosas e adequadas ao estado individual de crescimento e desenvolvimento da criança/adolescente, isso também ajudará no processo de construção da sua personalidade, e facilitará o desenvolvimento de cada uma das suas funções psicológicas, intelectuais e morais.
É preciso respeitar cada perfil e atentar-se aos limites para a prática, especialmente em relação à intensidade dos exercícios de acordo com a idade. A musculação, por exemplo, não é o esporte mais recomendado para crianças, já para exceto quando são indicações clínicas, mas sempre sob supervisão e orientação de um profissional para não haver risco de lesões nas articulações, sobrecarga de músculos ou que não prejudique o desenvolvimento do corpo.

As Diretrizes da OMS sobre atividade física e comportamento sedentário fornecem recomendações de saúde pública baseadas em evidências para crianças, adolescentes, adultos e idosos sobre a quantidade de atividade física necessária para oferecer benefícios significativos à saúde e mitigar riscos à saúde. Veja a seguir:

CRIANÇAS E ADOLESCENTES (5–17 anos)
Crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica.

ADULTOS (18–64 anos)
Todos os adultos devem praticar atividade física regular.
Adultos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividade física de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde.

IDOSOS (65 anos ou mais)
Todos os idosos devem praticar atividade física regular.
Idosos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividades físicas de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde.

MULHERES GRÁVIDAS E NO PÓS-PARTO
Recomenda-se que todas as mulheres grávidas e no pós-parto sem contraindicações devem praticar atividade física regular durante a gravidez e no pós-parto.
A atividade física durante a gravidez e no pós-parto proporciona os seguintes benefícios para a saúde materna e fetal: diminuição do risco de pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, diabetes gestacional, ganho excessivo de peso, complicações no parto e depressão pós-parto; menores complicações no recém-nascido, efeitos adversos do peso ao nascer e risco de natimortalidade.

Procure sempre orientação de um profissional!

O mais indicado é buscar a ajuda de um profissional para analisar a condição física e orientar sobre a melhor atividade física. É preciso considerar fatores como condições musculares, ósseas, respiratórias e cardíacas antes de optar por qualquer prática.

Conte sempre com a Clínica Corts para cuidar da sua saúde e lembre-se sempre que a prática de atividades físicas é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo e da mente e ter uma vida equilibrada!

Agende sua consulta!

CORTS

CORTS

Clínica de Ortopedia, Reabilitação e Traumatologia de Sorocaba

Há mais de 40 anos cuidando de você e sua família desde os primeiros passos.

Agendamento de consultas pelos números:
☎️ (15) 3519-4480 | 📱 (15) 98135-0308

Nota ao leitor: As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esse artigo!